A Câmara de Ílhavo anuncia a requalificação da frente poente da Gafanha da Nazaré, junto à via de cintura portuária, na ligação entre a rotunda do Forte e a rotunda da Bresfor. No dia em que se comemoram os 9 anos de elevação da cidade, o presidente da Câmara de Ílhavo anunciou o avanço do estudo para a criação de uma nova frente na cidade com construção voltada para a zona portuária, áreas de lazer e pistas cicláveis.
“Primeiro é um parque verde que ocupa a faixa de terreno (com 50 metros) da via até à velha vedação. Toda essa zona será para ajardinar, criar pontos de interesse em termos de visitação, ciclovias, circuito pedonal e arborização. Era a zona da cortina arbórea para peneirar algumas operações geradoras de poeiras no terminal norte. O segundo objectivo é criar uma frente urbana para o porto a partir daquilo que é um caminho e passará a ser via urbana com frentes de moradias e unidades comerciais”, explica Ribau Esteves num dia dedicado à cidade da Gafanha da Nazaré.
Depois da construção da reabilitação do Jardim Oudinot, desenha-se uma nova área de lazer, com ligação directa aos arruamentos da cidade, numa franja que poderá ter semelhanças com o parque do canal de São Roque, junto à A25, em Aveiro.
Para fechar as comemorações da elevação a cidade, à noite, a Orquestra Filarmonia das Beiras, actua na Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré, às 21h30 Diário de Aveiro |