Uma homenagem à acção social do município de Ílhavo marca as comemorações do feriado municipal.
Para o presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, as instituições e as personalidades condecoradas na Sessão Solene, “contribuíram em muito para o mundo em que vivemos”, acrescentando que todos “unem esforços para vencer dificuldades e aproveitar oportunidades”. Ribau Esteves aproveitou, ainda, a ocasião para tecer algumas críticas ao Governo e finalizou afirmando que “exigimos, precisamos e merecemos um Portugal melhor; um Estado mais eficiente e mais solidário com os cidadãos, onde as pessoas sejam o mais importante”.
Já Flor Agostinho, deputado do PSD, aproveitou para fazer um balanço à actual gestão autárquica no município de Ílhavo, sublinhando, ainda, que “os municípios devem assumir como prioridades, as políticas de solidariedade, promoção e defesa dos direitos humanos”.
José Alberto Loureiro relembrou o passado de Ílhavo na pesca do bacalhau e lamentou que “antes éramos grandes pescadores de pequenos navios e agora somos pequenos pescadores de grandes navios”. O deputado do PCP acredita que “houve uma transformação completa na nossa forma de estar na vida. Hoje somos transformadores e não pescadores de bacalhau”.
O representante do PS na Assembleia Municipal de Ílhavo, considera “oportuno e relevante” a homenagem aos serviços e personalidades que trabalham a acção social. Paulo Nordeste acredita que “a acção social não foi no passado, não é no presente, mas terá no futuro uma prioridade no município de Ílhavo” e que “as acções sociais a decorrer no concelho são importantes, mas insuficientes”.
António Pinho considera que “ajudar os que mais precisam, contribuir para a formação das crianças e jovens e dinamizar a cultura e o desporto, são acções que contribuem de forma decisiva para que nos realizemos enquanto comunidade digna desse nome”. O deputado do CDS relembra, ainda, que “os 100 anos da Implantação da República em Portugal é o momento certo para reflectir sobre o exercício da nossa cidadania”.
A medalha do concelho em ouro foi entregue ao Património dos Pobres de Ílhavo, a Medalha do Concelho em Vermeill ao CASCI, a D. Júlio Tavares Rebimbas, a Maria da Luz Rocha e a João José Ramos Bio e a Medalha de Mérito Cultural Prata foi entregue a Manuel Fernando da Rocha Martins. Diário de Aveiro |