O centenário da criação da freguesia e paróquia da Gafanha da Nazaré mereceu referências ao vereador que teve a iniciativa de levar a questão a reunião de Câmara. Junta de Freguesia e Paróquia distinguem o prior João Ferreira Sardo como figura central neste dossier. Manuel Serra lembrou o processo: “Nessa reunião, foi presente a ofício do administrador do Concelho, com a data de 24 de Março, acompanhado da representação dirigido ao Rei pelos habitantes do lugar da Gafanha, na qual solicitava a criação da freguesia. Após análise dos fundamentos da pretensão, e a conveniência da mesma, o Executivo deliberou dar parecer favorável para a criação da Freguesia e Paróquia da Gafanha da Nazaré. Foi a visão e a vontade do Padre João Ferreira Sardo, que se empenhou na proposta da criação da freguesia, dada a existência de uma profunda necessidade de aproximação do serviço público e religioso à população, que contribuiu de forma decisiva para mudar o rumo da então Aldeia da Gafanha”.
O pároco da Gafanha da Nazaré, padre Francisco Melo, afirma-se orgulhoso pelo contributo dado pela Igreja para a concretização deste passo: “Celebrar estes 100 anos de vida é um motivo de alegria, de festa e de gratidão a todos aqueles que nos antecederam. O testemunho que recebo é o de um homem, João Ferreira Sardo, mas também cristão e padre. A Igreja e o Cristianismo de nada servem se não for para estar ao serviço da pessoa humana e da humanidade. Honra-me saber que a nossa Igreja, através do nosso primeiro prior, foi parte activa e determinante em todo este processo da criação da Paróquia e Freguesia”.
Cerimónia evocativa do centenário da freguesia e paróquia da Gafanha da Nazaré.
Ontem à tarde, no Salão Nobre da Junta da Gafanha da Nazaré, houve a abertura das celebrações do centenário da criação da freguesia e paróquia da Gafanha da Nazaré. Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Ribau Esteves, o Prior da Igreja da Gafanha da Nazaré, Padre Francisco Melo, e o Presidente da Junta de Freguesia, Manuel Serra. Da cerimónia constou uma romagem ao cemitério, para uma significativa homenagem ao Prior Sardo. Animou a cerimónia a Filarmónica Gafanhense, a mais antiga instituição musical do concelho de Ílhavo.
Foto: www.pela-positiva.blogspot.comDiário de Aveiro |