TEXTOS DE GONÇALO TAVARES PRETENDEM DESPERTAR CONSCIÊNCIA PATRIMONIAL DOS CIDADÃOS.

Incentivar a leitura e despertar a população para o património aveirense são os dois grandes objectivos do projecto “Ler um livro passeando pela cidade”, uma iniciativa promovida pelo Museu da Cidade, no âmbito do programa “Museu da Cidade intervém no espaço urbano”.

A vereadora da Cultura na Câmara de Aveiro acredita que os textos do escritor aveirense conseguem despertar a consciência patrimonial dos cidadãos e, ao mesmo tempo, chamar a atenção para as questões que o autor coloca: “Sempre que se faz uma iniciativa de espaço público, no fundo, pretende-se despertar as pessoas para aquilo que é o espaço público, a rua, aquilo que é a mais-valia patrimonial, mas é, também, um pretexto para acordar as pessoas do seu quotidiano tão passageiro e rápido para outras questões como aquelas que o Gonçalo Tavares coloca nos textos. São textos novos, originais e que não estão editados e, por isso mesmo, estes textos são um presente que o escritor deu à cidade”.

Maria da Luz Nolasco garante que a iniciativa vai ter novas edições, algumas ainda este ano. A vereadora adianta, ainda, que tanto os textos como o autor vão ser outros e que esta pode ser também um forma de descobrir novos talentos na área da literatura: “Vamos mudar textos e escritor. Há muita gente nova a escrever muito bem e quem sabe se não iremos descobrir novos escritores. Espero que esta iniciativa seja um pretexto para aqueles que gostam de escrever poderem dizer alguma coisa”.

Os textos vão ficar expostos pela cidade de Aveiro ainda sem data definida para serem retirados.


Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt