CRIANÇAS DE ÍLHAVO CORREM POR CAUSAS SOLIDÁRIAS E AJUDAM MÉDICOS DO MUNDO.

As crianças do distrito de Aveiro juntam-se aos Médicos do Mundo no projecto “Corrida Solidária”, correndo por causas solidárias. Há 23 escolas do distrito envolvidas nesta iniciativa que tem como objectivo fomentar a consciência sobre a solidariedade entre os mais jovens, promovendo a Educação para o Desenvolvimento e da Saúde, demonstrando a importância da sua participação e capacidade para mudar situações de injustiça mundial.

A EB 2,3 José Ferreira Pinto Bastos, em Ílhavo, organizou a corrida para o próximo sábado, com início às 9h30, a partir da escola. Júlio Senos, presidente da Associação de Pais, sublinha que a “Corrida Solidária”, para além de ser uma forma de apoio aos Médicos do Mundo, é, também, um modo de aproximar e fomentar a participação dos pais na vida escolar das crianças.

“Mais do que apoiar a Médicos do Mundo, nós queremos envolver os pais e as crianças do concelho de Ílhavo. A corrida é aberta aos filhos e aos pais, pois achamos que é importante que participem nestas actividades e que não venham à escola apenas só quando existem problemas. Queremos ainda chamar a atenção para estas questões da solidariedade e para as dificuldades que muitas pessoas no mundo enfrentam todos os dias”, afirmou.

Júlio Senos explica, ainda, que o grande objectivo é mostrar ao país e ao mundo que as crianças de Ílhavo sabem ser solidárias. “Espero envolver cerca de mil pessoas, entre crianças e adultos. Vamos contar com jovens do Illiabum, dos Ílhavos e do Gafanha e esperamos que a comunidade saiba ser solidária. Neste caso, custa apenas um euro que é o valor da inscrição e com isso queremos mostrar que os nossos jovens sabem ser solidários”, acrescentou.

Organizadas em parceria com as escolas portuguesas e os respectivos professores, as corridas irão recolher donativos entre os alunos, que serão posteriormente entregues à MdM. Metade dos fundos angariados com a Corrida Solidária servirá para apoiar o projecto da Médicos do Mundo em Timor-Leste, “Comunidade Saudável”, que abrange cerca de 128.000 pessoas dos distritos de Lautem e Viqueque.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt