Continua a decorrer o Serviço de Combate à Poluição do Mar por Hidrocarbonetos, da Autoridade Marítima Nacional que realiza um exercício de combate à poluição na Ria de Aveiro, o Galeota 2010.
Assim, cerca de 500 quilos de pipocas vão ser lançados na Ria de Aveiro, durante o dia de hoje, para simular um derrame de hidrocarbonetos.
O objectivo é, então, “simular a contenção e recolha de 250m3 de IFO 180 derramados e arrastados para o interior da Ria, resultantes da hipotética colisão de um navio mercante com o molhe Sul da Barra do Porto de Aveiro, ficando o mesmo imobilizado nesta zona. Na sequência será efectuada a limpeza das praias dos canais da ria e da praia da meia-laranja, e será simulada a evacuação e salvamento marítimo de um ferido grave”.
O objectivo deste exercício “é treinar a capacidade de contenção e recolha de hidrocarbonetos poluentes no mar e a mobilização e acção dos meios da Autoridade Marítima Nacional em terra”. Este teste será acompanhado por cerca de 60 alunos das licenciaturas em Ciências do Mar e de Meteorologia, Oceanografia e Geofísica e dos mestrados em Ciências do Mar das Zonas Costeiras e em Meteorologia e Oceanografia Física da Universidade de Aveiro. Treze desses alunos irão participar no exercício como voluntários.
A iniciativa resulta de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, a Marinha/Autoridade Marítima Nacional (Marinha/AMN), a Administração do Porto de Aveiro, a Câmara Municipal de Ílhavo, o Centro Internacional de Luta contra a Poluição no Atlântico Nordeste, o Comando Distrital de Operações de Socorro do Distrito de Aveiro, a Força Aérea Portuguesa, a Tinita, S.A, e a Universidade Lusófona do Porto. Diário de Aveiro |