Conde Rodrigues, Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, reconheceu, esta manhã, em Aveiro, que os números da criminalidade no distrito têm vindo a diminuir. Uma diminuição registada em 2009 e que se continua a verificar nos primeiros meses de 2010. No entanto, reconhece que é preciso continuar a trabalhar para que as populações se sintam mais seguras.
“A criminalidade tem descido no distrito de Aveiro. Foi assim em 2009 e tem sido assim neste início de 2010. Não devemos, no entanto, estar satisfeitos. Devemos sim procurar fazer muito mais, para garantir a segurança das populações. Se há um sentimento de insegurança, temos de trabalhar para que desapareça e para que as pessoas se sintam mais seguras”, disse o secretário de estado.
Declarações de Conde Rodrigues, durante as comemorações dos 123 anos do Comando Distrital da PSP de Aveiro. Gomes do Vale, responsável do Comando Distrital da PSP de Aveiro, revelou os números que atestam a redução da criminalidade no distrito. Uma redução que se centra nos 9%, comparativamente a 2008. No que toca aos crimes contra as pessoas, a PSP registou 1702 casos, o que representa uma diminuição. Já nos crimes contra o património, “registou-se também uma redução, nomeadamente no que toca a assaltos a residências e furtos a interior de viaturas. Esta redução representa uma maior eficácia das forças de segurança na captura dos autores destes crimes”, disse Gomes do Vale.
O secretário de estado reconhece as limitações do orçamento da PSP, ainda assim diz que tem sido feito um esforço para a construção de novas esquadras e compra de novo equipamento para a PSP.
“Gostariam de ter meios mais eficazes e melhores instalações. Mas devo dizer que se tem feito um esforço para que isso aconteça. O investimento é significativo em todo o País, quer seja em novas esquadras ou no reequipamento de novas viaturas e de armas e equipamentos. Continuaremos a fazer um esforço, tendo em conta o enquadramento orçamental. Este ano conseguimos um aumento de quase 12% no orçamento disponível”, adiantou Conde Rodrigues. Diário de Aveiro |