A Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro está solidária com os agricultores do lugar da Marinha, atingidos pela invasão das águas da ria nos campos agrícolas. Nesse sentido, deslocam-se hoje à Câmara de Ovar, em acção de protesto, para alertarem para esta situação.
Segundo Albino Silva, da direcção da Associação da Lavoura, a invasão das águas da ria em terrenos agrícolas do concelho de Ovar provocou prejuízos aos agricultores, que já tinham visto as suas culturas de Outono/Inverno destruídas. Situação agora agravada pelo mau tempo: “Muitas casas ficaram isoladas, os terrenos ficaram inundados de água salgada que poderá por em perigo as próximas sementeiras e, por isso, queremos saber quais são os projectos da Câmara Municipal e do Governo já que o PIDDAC poderia colocar verbas para construir aquilo que é necessário”.
A acção de protesto dos agricultores de Ovar está marcada para as 14 horas, frente à Câmara Municipal e é também um aviso pelos atrasos nas ajudas perante outras situações de crise: “No ano passado também houve prejuízos nas culturas do milho. Até hoje não houve resposta e, também por isso, queremos saber qual é a situação actual relativamente a esses prejuízos. Não vale a pena andar sempre a prometer. É necessário combater o problema de raiz para que não haja nenhuma desgraça. São precisas estruturas que protejam as populações e os campos”.
Albino Silva. O protesto está marcado para as 14h00.Diário de Aveiro |