EXPOSIÇÃO DA FUNDAÇÃO DE SERRALVES PATENTE NA GALERIA DO CENTRO DE ARTE DE OVAR.

A exposição de Arte Contemporânea “O Plano Atravessado”, da Fundação de Serralves, patente na Galeria do Centro de Arte de Ovar, vai prolongar-se até ao próximo dia 27 de Março. Esta exposição, comissariada por João Fernandes, conta com obras de Ângelo de Sousa, António Palolo, António Sena, Eduardo Nery, Fernando Lenhas, Helena Almeida, Jorge Martins, Jorge Pinheiro, Joaquim José Rodrigo, Júlio Pomar, Manuel Baptista e Nikias Skapinakis.

Segundo João Fernandes, “Período de forte agitação política e cultural, os anos 60 colocaram em questão os valores tradicionais da arte. Associados a uma incerteza epistemológica e estética consagraram a experimentação como regra do “fazer o que não tinha sido feito”.

Neste período a pintura portuguesa ficou marcada pelo trabalho de uma geração de jovens artistas que então emergia. Atentos a uma necessidade de ruptura com o conhecido, procurando alternativas, ultrapassando as regras instituídas, estabeleceram caminhos para o novo, redefinindo a pintura então produzida”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt