ELEMENTOS DO PROJECTO "LIMPAR PORTUGAL" DETECTAM 80 LIXEIRAS ILEGAIS EM AVEIRO.

Foram detectadas cerca de 80 lixeiras ilegais no concelho de Aveiro. O levantamento foi feito pelos elementos da coordenação concelhia de Aveiro do projecto “Limpar Portugal”, que conta já com mais de 300 voluntários no concelho.

O objectivo deste projecto é sensibilizar para as questões ambientais e contam, para já, para além da colaboração dos voluntários, do apoio das 14 freguesias do concelho e da Câmara Municipal de Aveiro.

João Ribeiro e Luís Machado, da coordenação concelhia de Aveiro, consideram fundamental o envolvimento das juntas como forma de potenciar o envolvimento dos cidadãos.

Os responsáveis pelo projecto elogiam a disponibilidade dos órgãos locais. Uma ajuda essencial, sobretudo no que toca ao estabelecimento de contactos com as empresas de resíduos: “A Câmara Municipal, na primeira reunião que teve connosco, assumiu contactar essas entidades e assim fez. Imediatamente contactámos com a SUMA e com a ERSUC, por patrocínio da Câmara. Desconhecíamos os custos associados aos resíduos. Para entrarem resíduos na ERSUC há um custo associado. Quem recebe e quem processa os entulhos de restos de obras da construção civil, têm um custo de entrada. Foi aí que percebemos porque é que aparecem este tipo de resíduos nos pinhais. As pessoas preferem despejar os resíduos onde é mais fácil, do que estar a pagar o custo associado à entrada destes nos centros de processamento”.

E porque os custos são elevados, muitas pessoas acabam por deitar o lixo nos pinhais e caminhos do concelho de Aveiro, “alimentando”, assim, o aparecimento de mais lixeiras ilegais. Para contrariar esta situação, e de acordo com João Ribeiro e Luís Machado, a Câmara de Aveiro ter-se-á disponibilizado para suportar alguns custos: “A Câmara, através dos SMA, assumiu alguns custos. Se a coordenação nacional do programa não conseguir, junto das entidades oficiais, a permissão para a entrada de veículos associada a este projecto e a recepção desses resíduos a custos reduzidos ou a custo zero, a Câmara irá assumir esses mesmos custos. Já foi, também, articulado com a SUMA, a criação de um ponto de recolha em cada freguesia. Todo o lixo, devidamente separado, será segregado nesse ponto e a SUMA irá depois fazer a recolha desses resíduos”.

Projecto “Limpar Portugal” conta já com 300 voluntários em Aveiro, mas os responsáveis continuam a apelar às pessoas para ajudarem nestas acções ambientais.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt