Está de volta ao município de Sever do Vouga mais uma edição da Rota da Vitela e da Lampreia, que arranca a 5 de Março e se prolonga até ao dia 14. São vários os restaurantes que se associam a este evento que conta com o apoio da Câmara Municipal de Sever do Vouga. José Luís Pereira, presidente da Confraria Gastronómica de Sever do Vouga, considera importantes este tipo de eventos que servem para promover os produtos gastronómicos da região.
“Não há nenhuma vitela como a de Sever do Vouga, que se pode comer apenas com o garfo de tão tenra e saborosa que é a carne. Já a lampreia, há pessoas que são apaixonadas por esta iguaria e que se deslocam cá só para comer. E como são produtos bem confeccionados, as pessoas aderem com facilidade. Temos também o cuidado de recomendar restaurantes onde se possa, de facto, comer sempre bem e não aqueles onde num dia se come bem e noutro já não”, disse José Luís Pereira.
A Confraria Gastronómica de Sever do Vouga mostra-se empenhada na divulgação da gastronomia local e pretende, ainda este ano ou no próximo, organizar um congresso sobre esta temática. José Luís Pereira considera que seria “uma mais-valia”.
“A ideia seria fazer um congresso sobre a gastronomia regional. Acho que era interessante juntarmos toda a região para se falar sobre gastronomia regional. Seria uma forma de se aperfeiçoar certos hábitos e conhecimentos, promover e preservar os produtos e receitas da região”, acrescentou José Luís Pereira.
A Rota da Vitela e da Lampreia, em Sever do Vouga, de 5 a 14 de Março. Diário de Aveiro |