Os “Amigosd'Avenida” têm agendada para esta noite uma tertúlia para debater as intervenções previstas para a Praça Melo Freitas e a Ponte Pedonal do Rossio, em Aveiro. O objectivo passa por tentar perceber qual o papel que esta praça desempenha no centro da cidade e a sua relação com o bairro da Beira-mar, quais as limitações daquele espaço e quais as dinâmicas económicas e sociais da cidade que podem ser canalizadas para equacionar o futuro da praça Melo Freitas.
Recorde-se que a Câmara de Aveiro lançou um concurso para encontrar uma solução para a praça, que tinha como plano de intervenção a “exploração publicitária do espaço” disfarçando assim o espaço criado com a demolição da sapataria Loureiro. José Carlos Mota, dos Amigos da Avenida, considerou, na altura, que este era o momento de todos os aveirenses reflectirem sobre a praça Melo Freitas.
“Temos algumas ideias em termos de funções e de imagens, mas são ainda ideias experimentais e exploratórias”, adiantou José Carlos Mota, acrescentando que “o que nos parece precipitado é lançar um concurso num prazo muito curto e que não se aproveite a oportunidade para estimular a criatividade da comunidade e que não se envolva numa reflexão sobre esse espaço. Por isso mesmo sugerirmos a reponderação do concurso”, concluiu.
José Carlos Mota alertou, ainda, para a possibilidade da publicidade poder “ocasionar impactos visuais indesejados” e que o objectivo do promotor pode não ser o que se pretende para a Praça Melo Freitas.
Os Amigos da Avenida empenhados na revisão dos planos para o tratamento paisagístico da Praça Melo Freitas. Esta tertúlia é ainda vista como uma oportunidade para qualificar o debate sobre o futuro de Aveiro. Tertúlia marcada para as 21h15, na Associação Comercial de Aveiro. Diário de Aveiro |