RIBAU ESTEVES DESVALORIZA AS CRÍTICAS DE VÍCTOR SILVA.

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro discorda da proposta de Vítor Silva, ex-vereador da Câmara de Aveiro e antigo administrador dos SMA, que defendeu, em entrevista à Terra Nova, a criação de uma empresa intermunicipal de água e transportes.

Ribau Esteves considera que “tal ideia não faz sentido”, uma vez que a gestão da água, que inclui também o saneamento, já não é lucrativa como era há uns anos: “Eu respeito a opinião de toda a gente, mas é óbvio que o Engenheiro Víctor Silva está fora do mundo em que vivemos actualmente. Temos um problema de défice financeiro na gestão da água e quando estamos a falar de gestão da água não falamos só de abastecimento, mas, também, de saneamento. Aquilo que procuramos é, na gestão da água, encontrar um modelo que tenha capacidade para dar aos sistemas sustentabilidade financeira e a formulação da empresa dá-nos a possibilidade de usar os fundos comunitários e, assim, investir cerca de 100 milhões de euros nos municípios que estão envolvidos neste processo”.

Quanto à questão dos transportes, Ribau Esteves garante que estão a ser elaborados estudos, no âmbito da Comunidade Intermunicipal, que visam encontrar uma solução para esta área: “O sector dos transportes vai ter, da nossa parte, estudos que vamos iniciar dentro de pouco tempo. Já temos financiamento assegurado para o estudo de mobilidade que vamos fazer. Vítor Silva estará, seguramente, a olhar para os velhos Serviços Municipalizados, que acabaram há muitos anos, em que a água e os transportes estavam misturados na gestão. Hoje isso não faz o menor sentido”.

Posição de Ribau Esteves, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt