ASSEMBLEIA MUNICIPAL APROVA, POR UNANIMIDADE, REVISÃO DO PDM.

A Assembleia Municipal de Ílhavo aprovou, por unanimidade, a revisão do Plano Director Municipal para a construção do Parque da Ciência e Inovação, no lugar da Coutada, e do Lar e Centro de Dia da Gafanha da Nazaré.

No que toca ao Parque da Ciência e Inovação, um projecto liderado pela Universidade de Aveiro, e que conta com a participação da CIRA, da AIDA e de empresas da Região, irá ocupar uma área de mais de 30 hectares, estando previsto um investimento superior aos 35 milhões de euros (tendo já sido aprovada a candidatura a fundos comunitários, no valor de 15 milhões de euros).

Todos os partidos votaram favoravelmente a esta proposta de revisão do PDM por considerarem que se trata de um investimento importante para o município. Flor Agostinho, do PSD, lembrou os postos de trabalho que o Parque da Ciência e Inovação irá criar. “É o maior investimento, em termos de dimensão financeiro, já realizado no nosso concelho. Temos consciência da sua importância, sobretudo pelos empregos que irá criar para as camadas mais jovens”, disse o deputado social-democrata.

Também Paulo Nordeste, do PS, se congratulou com a criação do Parque da Ciência e Inovação, realçando o facto da candidatura a fundos comunitários ter sido aprovada. Quis, no entanto, saber em que pé está o processo, nomeadamente no que toca “aos montantes que irão ser investidos, os estatutos da empresa e qual a participação do município na sociedade anónima”. O deputado socialista lembrou ainda que se trata de “um investimento de risco que tem de ser desenvolvido numa lógica de sustentabilidade, aliando a componente científica à empresarial”.

Na resposta, Ribau Esteves fez questão de reiterar que “há matérias que têm que ter algum recato”, numa referência aos montantes envolvidos e à constituição da sociedade anónima. Deixou a garantia de que “o município de Ílhavo irá fazer parte da sociedade anónima”, e esclareceu que “serão dados todos os passos formais. O dossier de integração na sociedade virá à Câmara e à Assembleia para aprovação e, nessa altura, serão conhecidos os montantes e as condições de entrada na sociedade”. O autarca reforçou ainda a importância do projecto não só para o concelho de Ílhavo, mas também para toda a Região de Aveiro.

No que toca ao Lar e Centro de Dia da Gafanha da Nazaré, Ribau Esteves informou a Assembleia Municipal de que a candidatura a fundos comunitários foi chumbada, mas deixou a garantia de que a obra, responsabilidade do Centro Social e Paroquial, “irá avançar”.


Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt