ASSOCIAÇÃO DA ROTA DA BAIRRADA PRETENDE REACTIVAR CERTIFICAÇÃO DO LEITÃO.

A Associação da Rota da Bairrada pretende reactivar o processo de certificação do leitão. Depois de uma tentativa falhada, já foram retomadas as conversações com as outras associações da região, mas ainda sem data prevista para a conclusão do processo.

Jorge Sampaio, vice-presidente da Associação da Rota da Bairrada, considera fundamental a certificação do leitão para que possa garantir a qualidade do produto aos consumidores. “É um produto nosso, da nossa região, e é importante dar garantias de qualidade a quem come este produto. Tem características, como a raça do leitão a forma de assar e cortar. Outros não conseguiram e o processo não será fácil”, explica Jorge Sampaio que considera, ainda, o leitão como um dos produtos fundamentais para impulsionar a economia da Bairrada, tanto directa, como indirectamente.

“Tem um peso quer directo quer indirecto. Os restaurantes, assadores, centenas de famílias que vivem e trabalham no leitão. O leitão é, provavelmente, o produto que mais gente chama à região por ano. Do ponto de vista económico é um sector muito importante para a Bairrada”, justifica Jorge Sampaio, vice-presidente da Associação da Rota da Bairrada, em declarações ao programa “Expresso da Manhã”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt