Os investigadores da Universidade de Aveiro Ana Rodrigues, Vítor Quintino e Adília Pires descobriram uma nova espécie animal no Canal de Mira da Ria de Aveiro. «Diopatra micrura», como se chama, é um verme marinho semelhante ao «casulo Diopatra neapolitana», bem conhecido na Ria e noutros estuários e lagoas, pela sua qualidade como isco para a pesca.
Através da análise do material biológico dos vários projectos em que estes investigadores estão envolvidos, foi possível referenciar Diopatra micrura também na região costeira ao largo de Aveiro, da Nazaré e da Baía de Cascais, na costa Oeste e ao largo de Vila Real de Santo António, na costa Sul.
A nova espécie foi descoberta na zona entre marés, junto à Barra, no Canal de Mira da Ria de Aveiro, onde já anteriormente os mesmos investigadores tinham encontrado uma outra espécie, Diopatra marocensis, até então apenas conhecida para a costa de Marrocos.
Com este contributo, os investigadores do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) – laboratório associado – Ana Maria Rodrigues, Victor Quintino e Adília Pires (aluna de doutoramento), elevam de uma para três as espécies de Diopatra conhecidas para Portugal e para a Europa. Até à data, apenas o casulo Diopatra neapolitana estava referenciado. Diário de Aveiro |