Cerca de 100 pessoas presenciaram a apresentação do livro “40 anos – uma história com futuro” na comemoração dos 40 anos de existência do Movimento Democrático de Mulheres. Maria Luís Rocha Pinto, professora da Universidade de Aveiro, que não está ligada ao MDM nem a qualquer outra organização de mulheres, como explicitou na sua intervenção, salientou como positivo o facto deste livro abrir perspectivas de futuro, não deixando de valorizar a história.
Fundamentando-se nas actuais tendências demográficas de decréscimo da natalidade, que não permite a reposição geracional, chamou a atenção para a importância da acção dos movimentos de mulheres na exigência de políticas sociais, que estimulem a natalidade e reconheçam a função social da maternidade e da paternidade.
Regina Marques, da Direcção e Conselho Nacional do MDM, salientou o posicionamento do MDM, ao longo do tempo como um movimento feminista de opinião e intervenção, que tem como horizonte a transformação social que abra os caminhos para a igualdade entre mulheres e homens e ponha fim às discriminações com base no sexo, cruzando as grandes temáticas específicas das mulheres com a actualidade política.
Referiu ainda que a conquista da igualdade de direitos e oportunidades está longe de se cumprir, pelo que continua a ser imprescindível um movimento de mulheres como o MDM, que, embora com formas sempre novas e adaptadas ao tempo que vivemos, continuará a cumprir o seu papel original.
Foi ainda um momento para divulgar uma exposição sobre a história do MDM no distrito de Aveiro, que ficará patente ao público durante 10 dias, na galeria da Livraria Bertrand, onde também se poderá adquirir o livro do MDM, “40 anos – uma história com futuro”. Diário de Aveiro |