No momento em que os cidadãos se mobilizam para apoiar a população do Haiti afectada pelo sismo, as associações de cooperação que operam no terreno aconselham a população a ser generosa mas a ter critério na entrega de ajudas.
No caso da liderança da OIKOS, João José Fernandes aconselha a população a informar-se e a questionar as organizações. “Até ontem [anteontem] ao fim do dia tínhamos 19 mil euros na conta da campanha. É um valor baixo mas passaram poucos dias. É preciso saberem como contribuir e informaram-se sobre as organizações. Há aqui um bom sinal de mobilização da sociedade portuguesa”, disse JJF em declarações ao programa “Expresso da Manhã”.
A recolha de fundos e as campanhas estão a ser bem acolhidas pela população. Segundo o responsável da OIKOS a recolha de fundos tem merecido resposta positiva. “O voto que peço às pessoas de Aveiro é que reconheçam na OIKOS uma instituição que tem compromisso com as comunidades afectadas e com experiência noutros terramotos”, sublinha João Fernandes.
A intervenção da OIKOS é feita em áreas da emergência/acção humanitária, desenvolvimento/vida sustentável e mobilização/cidadania global. Diário de Aveiro |