João Lobo Antunes é o orador convidado da sessão de hoje do Ciclo de Conferências “Aveirenses Ilustres” dedicada a Egas Moniz. António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz foi escritor, político, investigador, orador ímpar, dedicado e culto conhecedor das artes plásticas, invulgar coleccionador, catedrático, presidente do Centro de Estudos Egas Moniz no Hospital Júlio de Matos, médico neurologista e neurocirurgião cientista, responsável pela descoberta da angiografia cerebral, nasceu em 1874 em Avanca e faleceu em Lisboa em 1955.
Em 1949 foi-lhe atribuído o primeiro Prémio Nobel português da Ciência, o Prémio Nobel da Medicina. A atribuição do Prémio Nobel deve-se não só ao valor da leucotomia como método terapêutico mas também e principalmente aos novos caminhos que abria ao estudo da fisiologia do sistema nervoso central.
A sessão está marcada para as 18.30, no Auditório do Museu da Cidade. A palestra contará com as participações de João lobo Antunes e do sobrinho do homenageado, António Macieira Coelho. Diário de Aveiro |