LINHA DE APOIO AOS ESTUDANTES DA UA A FUNCIONAR DESDE NOVEMBRO.

Desde Novembro que está a funcionar a linha de apoio aos estudantes da Universidade de Aveiro. A LUA foi recuperada depois de ter funcionado pela primeira vez há mais ou menos uma década. Trata-se de uma linha destinada a todos os estudantes que procurem ajuda para problemas como a depressão, os distúrbios emocionais, a ansiedade, as relações interpessoais, álcool, drogas e distúrbios sexuais. A ideia de recuperar a LUA partiu dos Serviços de Acção Social da Universidade de Aveiro e da Associação Académica.

“Entendemos que havia aqui um espaço para recuperar esta linha e que isto teria possibilidade de fazer renascer esta experiência que merecia ser avaliada. Nesse sentido, lançámos o desafio à comunidade universitária para tentar encontrar voluntários que pudessem participar neste projecto”, revelou Hélder Castanheira.

O responsável máximo pelos Serviços de Acção Social da Universidade de Aveiro considera que a LUA, que conta com o trabalho voluntário de estudantes, é o exponente máximo daquilo que é o espírito académico.

“Considero mesmo que é o sentido académico no estado puro, ou seja, quando uma comunidade de estudantes se mobiliza para um trabalho de voluntariado, vai muito além daquilo que é a responsabilidade social de uma instituição e de um cidadão. É qualquer coisa de muito íntimo, do sentimento de partilha e do reconhecimento do outro. É o valor da Universidade de Aveiro que tem sabido lançar esta semente junto dos seus alunos, mobilizando-os”, disse Hélder Castanheiro.

A LUA é, então, uma linha de apoio a estudantes, feita por outros estudantes, mas sempre com supervisão de profissionais do departamento de educação da Universidade de Aveiro.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt