UNIVERSIDADE JÁ PRODUZ ENERGIA PARA CONSUMO PRÓPRIO.

A Universidade de Aveiro já produz energia para consumo próprio, desde o passado dia 30 de Novembro, em regime de micro-geração. Ao todo são 920 os painéis solares fotovoltaicos já instalados em dois edifícios do campus, que foram implementado no âmbito do Programa «Eficiência Energética na UA», um projecto co-financiado pelo Governo.

Esta primeira fase do projecto conta com um investimento de cerca de 700 mil euros e os trabalhos começaram a ser desenvolvidos em Setembro. Três meses depois, os 920 painéis solares instalados no Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico e no Departamento de Engenharia Mecânica permitem produzir até 250 kWh, valor equivalente ao consumo médio de dois edifícios da Universidade de Aveiro.

O programa, que conta com um investimento global de 9 milhões de euros (sendo que 6,5 milhões são comparticipados pelo Governo), prevê ainda a instalação de painéis noutros edificios do Campus de Santiago, na zona do Crasto, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração. A selecção destes primeiros dois edifícios teve em conta a disponibilidade e acessibilidade das coberturas e a proximidade dos edifícios às redes públicas de distribuição de electricidade.

De acordo com uma nota da Universidade de Aveiro, “o projecto prevê ainda a captação de águas internas para redes de rega e bocas-de-incêndio e a desactivação automática de equipamentos em períodos temporais considerados mortos, a implementação de algumas medidas de correcção dos equipamentos de iluminação exterior e a monitorização de consumos energéticos”.

O Programa «Eficiência Energética na UA» foi implementado ao abrigo de um protocolo, assinado em Junho, entre o Governo e a Universidade de Aveiro, cujo objectivo global é a melhoria da eficiência energética dos edifícios públicos.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt