José Fernando Correia foi nomeado coordenador do PACOPAR na reunião trimestral de Dezembro do Painel Consultivo Comunitário do Programa Actuação Responsável de Estarreja. É uma das novidades no funcionamento futuro do Painel que decorre do Plano Estratégico 2010-2012.
Os membros do PACOPAR concluíram, no workshop realizado em Setembro, que “é necessário imprimir uma maior dinâmica à actividade do Painel, o que requeria a figura de um coordenador”. A escolha, segundo nota do PACOPAR, terá sido motivada “pelo profundo conhecimento que tem sobre o PACOPAR, a indústria química e a comunidade, uma vez que foi um dos mentores da criação do Painel, enquanto trabalhava na Dow Portugal, sendo também uma pessoa ligada à comunidade estarrejense”.
O Plano Estratégico 2010-2012 estabelece, entre outros objectivos, os de implementar uma metodologia de avaliação interna do seu funcionamento.
Na área de comunicação, o Painel propõe-se fazer intercâmbios com outros painéis, promover uma maior interligação com o ensino em Estarreja, continuar a realização das Portas Abertas, direccionadas para públicos mais específicos, além de prosseguir com as actividades até aqui desenvolvidas.
Em matéria de ambiente, definiu-se como objectivos importantes a realização de estudos sobre a qualidade do ar em Estarreja, a promoção da dinamização da 2ª fase do projecto ERASE e a continuação do sistema de resposta de reclamação de munícipes.
No que diz respeito à prevenção de riscos, o PACOPAR estabeleceu como objectivos principais o incentivo e colaboração na revisão do Plano de Emergência Externo de Estarreja, a colaboração com as escolas na elaboração de planos de emergência e prevenção de riscos e a criação de um mecanismo de comunicação entre empresas para reportar eventos não planeados. Diário de Aveiro |