O Turismo Centro de Portugal manifesta agrado pelos dados provisórios do INE sobre as dormidas efectuadas no mês de Outubro 2009 na Região Centro. A taxa de variação homóloga dos proveitos totais (2,2%) e de aposento (2,1%) são positivas, mantendo o Centro uma trajectória positiva, que contrasta com os destinos turísticos de Lisboa, Madeira e Algarve. Do mesmo modo, Outubro 2009, veio mais uma vez evidenciar a vitalidade do mercado espanhol, que nesse período, e no âmbito nacional, teve um crescimento nas dormidas superior a 30%. O bom desempenho deste mercado dá sequência ao reforço das campanhas regionais efectuadas no território espanhol.
Ainda segundo o boletim do INE, e reportando ao ano 2008, a análise efectuada ao investimento recente na hotelaria demonstra que o Centro foi a região onde se registou maior número de hotéis com investimento efectivo – total de 162 unidades. Do mesmo modo, entre 2004 e 2008, o Centro de Portugal foi uma das regiões que recebeu maior número de aberturas de hotéis, existindo no entanto um forte potencial de crescimento.
Quanto à dinâmica regional da procura na hotelaria, em 2008, verifica-se uma tendência positiva no território regional, uma vez que o Centro apresentou ritmos médios de crescimento anual do número de dormidas nos hotéis na ordem dos 6,6%.
No período de 2004 a 2008, a adaptação da análise de quota de mercado relativa ao número de dormidas nos hotéis nacionais, por Nomenclatura Comum das Unidades Territoriais Estatísticas, NUTS II, mostra o desempenho positivo da região Centro. Ainda no mesmo período, e a nível global, a estada média dos turistas nos hotéis foi de 2,6 dias, tendo sido inferior no caso de turistas residentes em Portugal (1,9 dias) e superior nos turistas não residentes (3,2 dias).
Segundo o Turismo Centro de Portugal, “a análise dos dados publicados pelo INE evidencia as potencialidades turísticas do Centro de Portugal, tanto ao nível da captação de novos investimentos como no incremento da procura interna e externa”. Diário de Aveiro |