A Universidade de Aveiro e a Comissão Directiva do Programa Operacional Regional do Centro - “Mais Centro”, assinaram esta manhã o protocolo de financiamento do Parque de Ciência e Inovação. A
Comissão do “Mais Centro” irá financiar o projecto em 15 milhões e
meio de euros e a UA compromete-se a apresentar até 2013 os mais
diversos projectos de iniciativas que provem merecer aquele
apoio.
O Parque de Ciência e Inovação irá ficar localizado na zona da Coutada, entre Aveiro e Ílhavo. Ocupará uma área de 35 hectares e irá compreender três pólos: o pólo da ciência, o da experimentação e o pólo empresarial. Será, assim, possível instalar empresas de base tecnológica, implementar um espaço dotado de equipamentos de uso comum, uma design factory e um espaço de incubação.
Inicialmente, o Parque da Ciência e Inovação irá apostar em cinco áreas da universidade, a saber, as áreas da Energia, Tecnologias da Informação, Comunicação e Electrónica, Agro-Industrial, Materiais e Mar.
A criação do Parque da Ciência representa um investimento de 28 milhões de euros e será gerido por uma Sociedade Anónima, constituída pela Universidade de Aveiro (que entrará com um capital entre os 25 e os 35% do montante total), pelas Câmaras Municipais de Aveiro e Ílhavo, pela CIRA, Portus Park, Inovaria, AIDAA, ANJE e pela empresas Durit, Martifer, Visabeira, PT Inovação e Caixa Geral de Depósitos.
Os primeiros projectos para o Parque da Ciência e Inovação deverão estar no terreno dentro de dois anos.Diário de Aveiro |