O Executivo Municipal de Aveiro aprovou a adjudicação da empreitada de beneficiação e requalificação da EN 230-1, no troço que tem início na Estação das Quintãs e se prolonga até à passagem superior à A17, no limite da Freguesia de Oliveirinha. A intervenção abrangerá a Rua da Gandara, Rua Justa Ferreira Dias e Rua de St. António. É uma empreitada orçada em mais de um milhão de euros, sendo que 70 por cento deste valor será comparticipação pelo FEDER
A via passou a integrar a rede viária municipal de Aveiro em 16 de Dezembro de 2008, assumindo o Município a responsabilidade de promover a recuperação.
Com as obras de recuperação a via passará a dispor de uma faixa de rodagem com largura variável (6,5m a 8,0m), passeios e estacionamentos, quando possível, e a execução de infra-estruturas de drenagem de águas pluviais. Inclui-se ainda o levantamento do pavimento existente em paralelo e cubo de granito e a sua substituição por pavimento de estrutura flexível, a beneficiação de ligações com vias públicas e serventias assim como algumas rectificações pontuais à geometria do actual traçado.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Élio Maia, “este projecto é da maior importância não só para as freguesias de Oliveirinha e Eixo, como também para todo o concelho de Aveiro. Efectivamente, integrado no modelo de circulação viária existente, a EN230 -1 assume-se como um eixo fundamental na rede viária concelhia, o que impõe e justifica a sua requalificação”.
Esta via irá também facilitar a ligação à A17 e a ligação prevista ao eixo estruturante Aveiro/Águeda. Diário de Aveiro |