Os alunos finalistas do 3º ano de Gerontologia da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro recebem, esta Sexta-feira, os utentes da CEDIARA para participarem em diferentes programas de educação para a saúde. Rastreios, aconselhamento, operacionalização da Agenda do Idoso e algumas actividades recreativas fazem parte do programa da iniciativa que decorrerá entre as 09h00 e as 16h10.
O Projecto de Intervenção Psico-educativa em Gerontologia resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e o Centro de Dia para Idosos de Ribeira de Fráguas de Albergaria-a-Velha.
O primeiro contacto com os idosos foi efectuado em contexto institucional, com o objectivo de diagnosticar as suas necessidades biopsicossociais, através da aplicação de um protocolo de avaliação multidimensional definido pelos alunos. De acordo com as necessidades identificadas foi estabelecido um conjunto de intervenções específicas para cada idoso, que vão ser efectivadas esta Sexta.
O edifício do Crasto será o palco de recepção dos utentes do CEDIARA e o local seleccionado para desenvolver os diferentes programas de educação para a saúde, sendo o enfoque personalizado das intervenções a directriz principal do evento. Diário de Aveiro |