A Turismo do Centro de Portugal é a primeira Entidade Regional de Turismo em Portugal a implementar e certificar um Sistema de Gestão da Qualidade. A auditoria realizada aos serviços na passada segunda-feira veio confirmar e atribuir um “voto de confiança” ao Sistema de Gestão da Qualidade implementado na sede e no pólo Ria de Aveiro da TCP. A Turismo do Centro de Portugal (TCP) é a primeira Entidade Regional de Turismo a implementar e certificar um Sistema de Gestão da Qualidade, em Portugal, conforme norma ISO 9001:2000.
O processo de certificação, iniciado em 2006, que tem como base a racionalização dos procedimentos numa óptica de prossecução da melhoria contínua, é parte integrante do Programa: Modernização Administrativa e Tecnológica da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal (ERTC) para 2009. O alargamento do Sistema de Gestão da Qualidade aos restantes Pólos de Marca Turística (Coimbra, Viseu/Dão Lafões, Castelo Branco/Naturtejo) já está em curso.
Implementar um Sistema de Gestão da Qualidade, significa estruturar a organização dos serviços e adoptar uma estratégia que assenta na melhoria contínua, na dinamização do território, na racionalização dos recursos, e acima de tudo na satisfação do cliente/visitante.
A implementação deste sistema conduz a ERTC à adopção de uma visão de curto e de longo prazo, assente na definição de objectivos monitorizados e avaliados através de indicadores. O sistema é baseado no envolvimento das pessoas, todos os intervenientes estão implicados no processo de melhoria contínua e todos devem encarar os erros e as falhas da actividade como factor de aprendizagem. Diário de Aveiro |