Confirmada a notícia avançada no início da semana. Aveiro recebe a fábrica de baterias para carros eléctricos da Nissan/Renault. A fábrica representa um investimento de 160 milhões de euros e vai permitir a criação de 200 postos de trabalho. O anúncio oficial foi feito por Carlos Tavares, vice-presidente executivo da Renault/Nissan, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, na presença do Primeiro-ministro, José Sócrates que sublinha que quando os carros eléctricos chegarem, Portugal já vai ter condições para oferecer um preço competitivo e uma rede nacional de carregamentos: “É na energia, na economia e na tecnologia que vão haver as maiores mudanças. É no carro eléctrico, na mobilidade sustentável que se encontra um dos factores mais críticos nessa mudança energética. Quando chegarem os próximos carros eléctricos de todos os fabricantes, Portugal estará em condições de oferecer aos consumidores não apenas um preço competitivo, mas também uma rede nacional de carregamento”.
O presidente da Nissan/ Renault, Carlos Ghosn, explica que “o Governo português apresentou uma proposta muito atraente. Entre muitas propostas que tivemos na Europa, a proposta portuguesa foi a que nos pareceu mais séria e com uma boa política de desenvolvimento”.
Para Élio Maia, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, o mais importante deste investimento, é o postos de trabalho que irá criar: “É fundamental pela riqueza económica que cria, mas, fundamentalmente, pela riqueza social. São mais postos de trabalho o que permite que as pessoas vivam melhor”.
A nova unidade deve ser começada a construir em 2010, na freguesia de Cacia, junto às instalações da CACIA. A produção arrancará em 2012.Diário de Aveiro |