O Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro dedica dois dias ao debate e análise sobre o mundo dos videojogos. Desenvolver e construir massa crítica em torno dos videojogos e promover a investigação e a indústria deste tipo de jogos em Portugal, são os objectivos gerais da primeira conferência de «Ciências e Artes dos Videojogos» que se vai realizar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
São dois dias de demonstrações e palestras conduzidas por dois conceituados especialistas, para além de estar também prevista a apresentação de um livro sobre o mundo dos videojogos.
A conferência conta com a participação de dois dos maiores especialistas internacionais em videojogos. Esteban Clua vai apresentar, às 11h30 do dia 26 «Os 10 maiores desafios para a computação no desenvolvimento de videogames para os próximos anos». No dia seguinte, às 11h00, é a vez da Prof. Lynn Alves falar sobre «Games e educação – abrindo a caixa de Pandora».
O programa integra ainda, uma sessão de demos, a realizar no primeiro dia da conferência, a partir das 17h15, a apresentação do livro «Emoções Interactivas, do Cinema para os Videojogos», da autoria do antigo docente da UA e actual presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (SPCV), Prof. Nélson Zagalo.
Este encontro, que constitui também, a primeira conferência da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos assume-se como um evento multidisciplinar, que procura contribuições de diferentes áreas do conhecimento, desde a arte, desenho e narrativa de jogo, a aspectos da sua computação, ou ao estudo da teorização e reflexão crítica sobre as práticas e aplicações no mercado e na indústria.
Participam nesta «Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos» cerca de uma centena de investigadores, estudantes, docentes da academia e intervenientes da indústria dos videojogos que vão aproveitar para divulgar trabalhos e trocar experiências entre a comunidade académica e a indústria de videojogos.
A organização da «Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos» cabe ao Departamento de Comunicação e Arte da UA em colaboração com o Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e a Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos. Diário de Aveiro |