A praga de jacintos que invade a pateira de Requeixo já se faz sentir na zona de Cacia e a Junta de Freguesia pede à Administração Hidrográfica do Centro que ataque o problema a montante. Casimiro Calafate, presidente da Junta de Cacia, diz que tem havido esforços da autarquia local para evitar que os jacintos provoquem danos mas não consegue resolver o problema sem uma intervenção a nascente. “Esta questão a continuar na fonte que seja vista lá em cima e criar mecanismos para os retirar na fonte”, disse o autarca de Cacia.
Casimiro Calafate admite estar perante um problema que provoca elevados prejuízos. Desde logo pelo impacto que tem na zona de Vilarinho. “Já limpámos com meios manuais que é o que conseguimos fazer. Começámos na segunda, limpamos um bocado para fazer um canal para conduzir, mas na terça de manhã vieram mais quantidades pelo rio. Voltou tudo à mesma forma. Neste contexto alertei a ARH. Isto tem que ser visto a outro nível”, explica Casimiro Calafate.
Os jacintos são uma preocupação em Cacia e o Inverno traz preocupações acrescidas. “Antes resolvíamos o problema com algumas pessoas mas agora não é possível. O volume é tão grande que só com máquinas e isto tem custos. Se vier uma cheia estamos muito mal”. Diário de Aveiro |