ARS DIZ QUE SISTEMA ESTÁ PREPARADO PARA CORRIDA ÀS URGÊNCIAS.

Mário Rui, coordenador na Administração Regional de Saúde do Centro para o gabinete da Gripe A, diz que a estrutura está preparada para o aumento do afluxo às urgências muito embora recomende os primeiros contactos com a Linha de Saúde.

Às notícias da última semana sobre sobrecarga no Hospital Infante D. Pedro e os períodos de espera, o coordenador da ARS responde com a certeza de que há respostas com centros de saúde abertos ao fim-de-semana. “Temos respostas preparadas e quanto isso acontece temos os centros de saúde praticamente todos abertos ao fim-de-semana. Estão abertos de acordo com as necessidades. O que acontece é que muitas pessoas não seguem aquilo que deviam seguir e alerto para que as pessoas quando tiverem suspeita de gripe fiquem em casa e liguem para a linha de saúde 24 para seguir as instruções”, disse o coordenador do gabinete de Gripe A.

Mário Rui diz que a ligação à Linha de Saúde é o primeiro passo no tratamento dos sintomas das gripes. Sobre o H1N1 diz que não há motivos para alarme. “Isto tem que ser visto como uma gripe normal. Têm que tratar como outro tipo de gripe, se não houver patologias crónicas associadas”, sublinha Mário Rui em declarações ao programa “Expresso da Manhã”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt