No ano em que assinala o nono centenário do nascimento do primeiro rei de Portugal, revela-se a hipótese de D. Afonso Henriques ter nascido no lugar da Senhorinha, concelho de Sever do Vouga.
Apesar de várias cidades serem apontadas como o local de nascimento do rei, defende-se, agora, que este poderá ter origens na família dos Figueiredos do Paço da Vala, no lugar da Senhorinha. As suspeitas provêm de um livro escrito pelo padre Alfredo Júlio Almas, editado em 1930 e intitulado “Figueiredos e Terras de Santa Maria”, onde se pode ler que D. Ermígio Muniz foi o 22º titular da família do Paço da Vala. A Verbo Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura refere que “desde o princípio do século XI, Egas Moniz e seus irmãos Ermígio e Mendo figuram na corte do conde D. Henrique”. Escreve, ainda, que D. Afonso Henriques o nomeou “a ele (Egas Moniz) e a Ermígio Moniz seus primeiros mordomos”. Se Ermígio Moniz era irmão de Egas Moniz e se D. Afonso Henriques era realmente filho de Egas Moniz, era, também, descendente da família senhorial do Paço da Vala.
De referir, ainda, que os dois brasões do Paço da Vala referem na legenda que ““Nós não viemos do sangue dos reis, mas do nosso sangue vêm os reis”.Diário de Aveiro |