ESCUTEIROS DA REGIÃO CELEBRAM DIA DE S. NUNO DE SANTA MARIA.

Nem o frio nem a chuva que se fez sentir ao longo do dia, por terras de Aveiro, desmotivou os escuteiros que participaram no Dia de S. Nuno de Santa Maria.

Do programa constava uma conferência sobre S. Nuno; batalha artística; desfile para a Eucaristia e Eucaristia. O presidente da FNA/RAv, Chefe José Júlio, dá por aberta a actividade, saudando todos os presentes, lendo uma mensagem do Coordenador Nacional o Chefe Jorge Caria, passando de seguida a palavra ao assistente regional Frei Silvino, que com uma breve oração evoca S. Nuno pedindo-lhe a sua protecção para toda a FNA e para os presentes em particular.

A responsabilidade da conferência foi atribuída ao associado da FNA – Núcleo de Esgueira. O Chefe Victor Rocha, que deu como mote “ S. Nuno Herói e Santo”, chamando à atenção para que, tal como S. Nuno, todos nós cristãos somos chamados à santidade. S. Nuno teve a virtude de viver esse chamamento na plenitude. Chamou à atenção que enquanto escuteiros católicos, por promessa livre e pública, existe a responsabilidade de ser puros nas palavras nos sentimentos e nos actos, contribuir para deixar o mundo melhor do que o encontramos, como nos pediu na sua última mensagem BP.

Após a conferência, os escuteiros rumaram ao centro da cidade de Aveiro no jogo de cidade a que chamou “Batalha Artística”, fazendo uma visita por algumas estátuas de Aveiro, com interesse histórico Nacional, caso do monumento ao bombeiro, inaugurado pelo então Presidente da República, Almirante Américo Tomás, durante o Congresso Nacional dos Bombeiros, que viria a alterar de forma significativa o conceito e estrutura dos bombeiros portugueses. Já no regresso e no Convento do Carmo, a cada grupo foi pedido para pintarem um quadro, em tela, onde seriam destacados aspectos da vida de S. Nuno e da sua época. Terminou a actividade com a eucaristia dominical, evocativa de S. Nuno, presidida pelo Frei Silvino (POCD), onde falou a importância de se tomar decisões, tal como S. Nuno fez a caminho da Guerra dos Atoleiros, onde interrogou a todos de quem com ele queriam seguir, era hora de aderir ou de voltar para trás, este também é o projecto que nos cristão temos de aderir.

O Presidente da FNA/RAv, em nome de toda a região ofereceu ao Frei Silvino uma estola, com a flor-de-lis.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt