“O temporal que está a assolar o município de Ílhavo e as regiões Norte e Centro de Portugal causou danos no edifício do Aquário do Museu Marítimo de Ílhavo que necessitam de vários dias para serem reparados, além de impedir que sejam terminadas algumas pequenas tarefas de acabamentos”. A explicação foi avançada ontem, pela autarquia ilhavense, num comunicado que anunciava o cancelamento da festa de inauguração prevista para amanhã, às 16.30 horas. A inauguração fica, assim, adiada “para data a anunciar nos próximos dias”, acrescentou a edilidade.
A autarquia anunciou, ainda, que o Museu Marítimo de Ílhavo, que na última semana esteve encerrado para preparar a instalação do seu novo circuito expositivo, que integra o Aquário dos Bacalhaus, reabre ao público no seu regime normal, na próxima terça-feira, dia 18.
A nova infra-estrutura já tinha sido visitada, anteontem, pelo presidente da Câmara de Ílhavo, Ribau Esteves, no âmbito de um encontro aberto à comunicação social e que se destinou a apresentar os primeiros 20 bacalhaus que irão habitar o aquário – e que chegaram na quarta-feira à noite a Ílhavo, vindos da Noruega. Os bacalhaus foram colocados nos tanques de quarentena, para um período inicial de habituação às condições do novo habitat, para serem, depois, transferidos para o tanque principal.
Diário de Aveiro |