AUSTERIDADE NÃO COMPROMETE
ENTREGA DE CABAZES DE NATAL

A acção acontece em duas frentes: pela Junta de Freguesia da Vera Cruz e pela Junta de Freguesia da Glória, ambas empenhadas em manter a tradição, pelo valor simbólico que tem, mas também por reconhecerem ser uma ajuda real e essencial para agregados economicamente carenciados.
Enquanto a Junta de Freguesia da Glória já encerrou o período de inscrição, a da Vera Cruz aceita pedidos até amanhã e espera superar os 120 cabazes do ano passado. De acordo com João Barbosa, “esta Junta tem uma forma peculiar de gerir este assunto: não impõe limites ao registo de inscrições. Desde que as pessoas cumpram todos os requisitos, isto é, estarem recenseados na freguesia e serem comprovadamente carenciados, terão direito a receber um cabaz”, com os artigos mais comuns desta época natalícia e que, segundo o presidente da Vera Cruz, vai assegurar a todas estas famílias uma ceia e Natal digna. A qualidade do cabaz deste ano “não será inferior à do ano passado”, lembrando que a verba despendida para esta acção está prevista há muito no Orçamento da Junta. A entrega dos cabazes vai acontecer na próxima semana.

Glória já garantiu 270 cabazes
Do lado oposto da cidade, a Junta de Freguesia da Glória vai entregar este ano um total de 270 cabazes de Natal, embora Fernando Marques deixe em aberto algumas inscrições de última hora, “por pessoas que possam não ter estado atentas às datas limites, que possam ter estado ausentes ou mesmo casos de pobreza envergonhada que acabam por ser identificados pelos nossos serviços e incluídos nesta acção de âmbito social”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt