A InovaDomus, Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro, promove uma jornada dedicada à Reabilitação. A iniciativa irá decorrer, esta quinta-feira, na casa da associação, em Ílhavo. Trata-se de uma habitação adquirida, em agosto último, com os fundos próprios resultantes dos 10 anos de atividade.
De destacar que a reabilitação da casa será realizada pelas empresas que pretendam aderir ao projeto e terá como objetivo transformar a casa no futuro laboratório da reabilitação, onde serão testadas novas formas de reabilitar, novos produtos e soluções.
Recentemente a Câmara de Ílhavo e a Associação Inovadomus assinaram um Protocolo de Cooperação visando estabelecer uma parceria no âmbito da aquisição e reabilitação da referida Casa, que passará a ser um importante elemento alavancado pelo Programa de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Ílhavo.
A autarquia compromete-se a apoiar a instalação, o arranque e a execução do projeto da “Casa” nos dois primeiros anos num montante total de 80 mil euros, facultando, ainda, a cedência de um Técnico de Arquitetura para colaborar no projeto de reabilitação ao abrigo do Programa Municipal de Bolsas de Trabalho.
A jornada da Reabilitação será aberta a todos os cidadãos e contemplará diversas ações. Durante a manhã com o workshop de criatividade “Pensar e fazer diferente”; Durante a tarde será realizada uma visita à casa e às exposições da Associação e dos seus Associados e ao Programa de Regeneração Urbana do centro histórico de Ílhavo; e às 19h00 um debate em torno da reabilitação urbana e da parceria estabelecida entre a autarquia de Ílhavo e a InovaDomus, com José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, António Oliveira, Presidente da InovaDomus e Jorge Alves, em representação do vice-reitor da Universidade de Aveiro, Carlos Neto. Encontro na sala de exposições no Centro Cultural de Ílhavo numa emissão do programa “Conversas” da Terra Nova.
A InovaDomus salienta a importância de antecipar as “tendências de mercado” e “promover a cooperação entre empresas do “cluster” da habitação.
Trata-se de uma Associação sem fins lucrativos constituída pela Universidade de Aveiro e um conjunto de 10 empresas: EEE, Efapel, Extrusal, Iberfibran, Oliveira e Irmão, Pavicentro, Rederia, Revigrés, Saint-Gobain Weber Portugal e Somague. Diário de Aveiro |