A Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima diz que é urgente a aplicação de projetos traçados pelo Instituto Estradas de Portugal para assegurar condições de segurança nos atravessamentos na EN235, entre Aveiro e Oliveira do Bairro, em particular no troço que atravessa a freguesia, entre o nó da A17 e o nó da A1.
Esta quinta-feira (29) a população sai à rua em marcha de “pesar” e protesto por melhores condições de segurança depois da morte de uma menina de 11 anos, atropelada na passada quinta-feira. O autarca diz que sair à rua é uma forma de tentar pressionar a realização de obras e honrar a memória das vítimas.
“O acidente aconteceu na EN235 no cruzamento da Bica, local este que urge ser intervencionado nomeadamente através da implementação de medidas de melhoria das condições de segurança rodoviária. Esta é uma situação que infelizmente não é novidade, na medida em que já houve outras vítimas mortais de acidentes de viação entre o cruzamento da Bica e o cruzamento da Rua das Caves, passando pelo cruzamento do café Neto, na EN235”.
O autarca lembra que este não é o primeiro atropelamento mortal. Conta pelo menos 9 casos e diz que o problema tem merecido estudos mas ainda sem intervenção prática.
“Desde 2010 que tem conhecimento da intenção das Estradas de Portugal em elaborar o projeto de beneficiação da “EN235 Aveiro, Variante de Oliveira do Bairro, assegurando, para além da reformulação das intersecções existentes, uma intervenção ao nível do pavimento, drenagem e sinalização deste lanço da EN235”.
O autarca apela ao recurso a “rotundas ou semáforos” para acabar com as mortes na estrada e diz que os problemas e as soluções estão mais do que identificadas.
“Tratando-se de um troço de elevadíssima sinistralidade, que já resultou em várias mortes como já foi referido, é de extrema importância a sua imediata implementação no terreno. Para isto desloquei-me já a Lisboa às EP acompanhado do senhor Presidente da Câmara Municipal de Aveiro para que interviessem no local com a maior brevidade possível", revela Antero Santos.
Depois desse encontro, técnicos da EP estiveram em Nossa Senhora de Fátima em Março com o propósito de desenvolver um projeto para aquela via.
Aquando da visita ao local ficou decido fazer o estudo e projeto para a obra. Atualmente o projeto já está elaborado faltando a sua implementação. Perante esta situação, mais uma vez a Junta de Freguesia de Nª Sra de Fátima, através da Câmara Municipal de Aveiro, pressionou as EP a executarem a obra com urgência”. Diário de Aveiro |