O Governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa considerou que a evolução do sector do calçado em Portugal é um "sinal de esperança" para o país. O norte do distrito de Aveiro tem algumas das principais industrias do ramo, nomeadamente nos concelhos de Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira e Santa Maria da Feira.
O Governador explicou durante uma sessão em Aveiro como o calçado passou de uma área sem futuro para "um dos sectores basilares do sucesso das exportações portuguesas". Lembra que passou de um setor sem futuro, há 30 anos, para "um dos setores basilares do sucesso das exportações portuguesas".
"Quando se olha para evolução do valor acrescentado por ativo, para a evolução das exportações, para a evolução da quotas de mercado e para a criação de valor do setor, verificamos que é um caso de sucesso".
O calçado está em alta nas exportações, na conquista de mercado e para criação de valor. Para isso acontecer, o sector empenhou-se em criar conhecimento, melhorias da organização e reforço da capacidade de produção.
Em Aveiro, o Governador do BdP deixou, contudo, um aviso: há uma grande necessidade de as empresas portuguesas reforçarem a sua autonomia financeira. Diário de Aveiro |