A Santa Casa da Misericórdia de Ovar (SCMO) está a dar os últimos retoques nas obras de remodelação que estão a decorrer no edifício-sede desde Maio de 2011. Os trabalhos abrangeram, nesta última fase, a ala central do lar de idosos, cozinhas, serviços administrativos, parque infantil e o arranjo dos espaços exteriores.
Ontem, o Provedor da SCMO, Adelino de Almeida, abriu as portas da casa de modo a mostrar os melhoramentos introduzidos que vão aumentar a qualidade de vida e de assistência dos cerca de 120 utentes da instituição.
Adelino de Almeida considera ser de “primordial importância, para a SCMO, além da renovação e revitalização do seu património, assegurar o conforto e bem-estar dos seus utentes, bem como a todos os visitantes da instituição, promovendo a melhoria contínua das condições de conforto, de segurança, higiene e funcionalidade dos espaços”.
O recurso a apoios ao investimento permitiu dotar a instituição de excelentes condições no que toca às suas instalações destinadas às respostas sociais de creche e centro de dia. No entanto, como sublinha Adelino de Almeida, “mostrava-se urgente a intervenção nas restantes instalações, nomeadamente as destinadas ao lar de idosos e outras infra-estruturas de apoio, como cozinhas, lavandaria, serviços administrativos e espaços exteriores”.
Assim, em 2011, iniciaram-se as obras de remodelação do edifício sede, ao abrigo de um projecto desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Ovar e comparticipado pelo QREN. Estas obras enquadram-se numa estratégia de adaptação e remodelação de todo o edifício sede, uma vez que este “se encontrava desactualizado face a materiais e solução mais modernas que hoje existem”.
Diário de Aveiro |