BE PREOCUPADO COM CORTES NO ESTADO SOCIAL.

O Bloco de Esquerda (BE) quer conhecer o relatório de cortes no Estado Social que o Governo entregou à Troika e prepara-se para questionar o Executivo sobre esta questão.

Pedro Filipe Soares, Deputado eleito por Aveiro, escolheu as portas do Hospital Infante D. Pedro para levantar a questão numa conferência de imprensa em que alertou para as consequências dos cortes de quatro mil milhões nas funções sociais do Estado. "O que o Ministro das Finanças nos disse foi que já tinha o Relatório de cortes no Estado Social e que o teria entregue à Troika, no âmbito da sexta avaliação do Programa de Ajustamento, nós, não aceitamos que o Governo fale primeiro com a Troika e só depois com as populações, não quero acreditar que o Governo faça às escondidas as negociações, fugindo à sua responsabilidade para com o País, cortar quatro mil milhões no Estado Social é gravíssimo", disse.

Para o Bloco de Esquerda há consequências para os serviços públicos com o corte de quatro mil milhões de euros em despesa e deu como exemplo os serviços do Hospital de Aveiro. "Um concurso de contratação de médicos obstetras ficou 'congelado' por decisão do Ministério das Finanças, que, impediu a contratação de médicos obrigando as mães de Aveiro a ir ter os seus filhos a Coimbra, com tantos 'cortes' nota-se que impera a insensibilidade do Governo para com todo o tipo de problemas".


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt