A Associação de Futebol de Aveiro faculta o início dos jogos de futebol ou com a presença de forças pública ou no, no mínimo, com a presença do responsável pela segurança do clube responsável pela organização de jogos.
O Decreto-Lei sobre o Regime de Policiamento está a gerar controvérsia com muitos clubes a admitirem restringir a segurança aos stewards sem assumir custos com policiamento.
Do setor da arbitragem profissional já foram ouvidos alertas sobre a importância do policiamento.
Em circular enviada aos clubes filiados da Associação de Futebol de Aveiro, a AFA fala das categorias Seniores, Juniores, Juvenis e Iniciados salientando que “só se deve dar início ao jogo com a presença da Força Pública ou do Responsável de Segurança da equipa visitada”.
A AFA quer os responsáveis de segurança nos estádios uma hora antes do início do jogo prontos para garantirem à equipa de arbitragem que há condições de segurança, “colaborando com o Árbitro nas instruções por este dadas”.
Finalmente, adianta que o “responsável de segurança deve manter disponível os contactos telefónicos das Forças de Segurança mais próximas e os necessários meios de comunicação”. Diário de Aveiro |