ESTARREJA: PSD E O PP REJEITAM AGREGAÇÃO DE FREGUESIAS E ESPERAM QUE GOVERNO RECUE NESTE “DESVAIRE DE INSENSATEZ”.

O PSD e o PP não gostam da proposta da “Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território” sobre a agregação de freguesias em estarreja e afirmam-se solidários com as Juntas que recusaram essa via. Segundo a proposta, o concelho ficaria reduzido a 5 freguesias com as agregações de Beduído e Veiros e, ainda, de Canelas e Fermelã.

“A Coligação PPD/PSD – CDS-PP como outrora, reafirma que o Concelho de Estarreja não carece de qualquer reforma de agregação de freguesias, estando o seu território perfeitamente estabilizado desde 1926, sendo possível manter o atual desenho das 7 freguesias reduzindo os custos, mesmo sem diminuir os eleitos e, assim, garantindo uma alargada participação cívica”.

Aponta com argumentos “a sua dimensão, equilibrada no âmbito regional e no peso próprio de cada uma no contexto concelhio”; “a sua história, rica na diversidade entre freguesias e na identidade de cada uma delas”; “o seu território, perfeitamente estabilizado desde o Século XIX; os seus Serviços Públicos de Saúde e Educação, perfeitamente atualizados e consonantes com o desenho territorial hoje existente”.

Diz que a proposta da Unidade Técnica “não passa disso mesmo, uma mera proposta, sem força de lei” e espera que o Governo recue neste “desvaire de insensatez”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt