O executivo de Estarreja adiou para a reunião de dia 22 a votação de uma proposta levado pelos vereadores do PS à reunião de ontem sobre a agregação de freguesias.
Nesse documento é proposto que “a CME reafirme a sua oposição a quaisquer alterações ao mapa das freguesias no município, nomeadamente à junção de freguesias constante nesta proposta técnica”; Que sejam encetados esforços junto dos deputados eleitos por Aveiro e pelos restantes deputados das diferentes forças partidárias para travar a proposta; Que seja sugerido ao Presidente da Assembleia Municipal a marcação, com caráter de urgência, de uma reunião da Assembleia Municipal para, à luz desta proposta da UTRAT e que “se faça chegar ao governo a discordância veemente e a oposição firme da Câmara Municipal de Estarreja a esta proposta”.
É a reação de Fernando Mendonça e Manuel Pinho Ferreira à proposta da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território que prevê a diminuição das atuais 7 freguesias para 5, com a junção de Canelas e Fermelã e de Beduído e Veiros.
Para o PS, a justificação para tal ideia “assenta em critérios meramente numéricos e em justificações duvidosas, desfasadas da realidade, fazendo tábua rasa do passado histórico e da realidade social e cultural do município”. Diário de Aveiro |