O primeiro prémio Otávio Lixa Filgueiras que promove a cultura científica associada ao mar será entregue no próximo dia 17 de Novembro. Na reunião desta semana, o Executivo camarário de Ílhavo tomou conhecimento do Relatório do Júri da 1.ª edição do Prémio Octávio Lixa Filgueiras, lançado em março de 2012 no âmbito da inauguração e ativação do Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar.
Este prémio está destinado a promover investigação relevante na área das Ciências Sociais dedicada a temas de cultura do mar. O primeiro prémio será entregue em cerimónia no próximo dia 17 de novembro, pelas 17h00, no âmbito das Comemorações do Dia Nacional do Mar. Dia em que será inaugurada a exposição “Paquetes Portugueses – Retratos da sua história”, produzida pelo Museu de Marinha e cedida para exposição no âmbito do importante trabalho de cooperação institucional entre os dois Museus.
Os vereadores aprovaram novos Regulamentos do Museu Marítimo de Ílhavo e do Centro de Documentação de Ílhavo, uma das novas valências que integram o Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar de Ílhavo.
Na agenda da reunião desta semana foi debatida e aprovada a participação do Município de Ílhavo no processo de cooperação com o Governo de Timor-Leste para a instalação dos Municípios em Timor-Leste, bem como a minuta de Acordo de Cooperação entre os Municípios Timorenses e os Municípios Portugueses a estabelecer no âmbito do processo de instalação. Diário de Aveiro |