Álvaro Garrido apresenta no próximo sábado (10) um livro que assinala a comemoração do 70º aniversário da Mútua dos Pescadores. Esta obra será apresentada em Peniche. Trata-se da história da Mútua dos Pescadores, uma empresa singular hoje cooperativa de utentes de seguros, que desenvolve a sua missão económica com preocupações de responsabilidade social.
Esta organização foi criada em 1942 no âmbito da Administração Corporativa das pescas instituída pelo Estado Novo, tendo-se transformado e democratizado após o 25 de Abril de 1974. Atravessou de seguida um processo de qualificação e crescimento que acompanhou diversos contextos de atividade seguradora em Portugal. É hoje uma seguradora da economia social que mantém uma forte ligação às comunidades costeiras.
Nesta memória escrita é possível encontrar, múltiplos reflexos da “política nacional” e do estado da economia e finanças portuguesas bem como das flutuações do sector das pescas ao longo da segunda metade do século XX.
Para o autor, que é responsável pela direção do Museu Marítimo de Ílhavo, “contribuir para a consolidação da memória da Mútua dos Pescadores e transmiti-la ao público interessado são as utopias construtivas deste escrito com o propósito não menos idealista de fazer desta narrativa um instrumento de gestão da atual cooperativa de seguros”.
Álvaro Garrido é professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra onde ensina História Económica e Social. Tem-se dedicado à investigação da História Marítima com destaque à história das Pescas, tendo publicados vários livros como “A Pesca do Bacalhau”, “O Estado Novo e a Campanha do Bacalhau”, “Economia Política das Pescas Portuguesas”, “Portugal no Mar” e “A Economia Marítima existe”.
Texto: Carlos DuarteDiário de Aveiro |