ESPINHO: CINANIMA COM NOVO RECORDE DE INSCRIÇÕES

O Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que este mês conhece a sua 36.a edição, apresenta mais 250 filmes do que em 2010 e mais 83 do que em 2011. A organização recebeu um total de 952 candidaturas - um novo recorde de inscrições.
Feita a triagem, o certame irá exibir 97 obras em competição, mais de metade em estreia nacional e 20 por cento em estreia mundial.
António Santos, presidente da Cooperativa Nascente, que organiza o evento desde 2006, promete “um festival de grande qualidade em termos cinematográficos”, apesar de a actual conjuntura ter pesado na decisão de baixar o orçamento da iniciativa - a rondar os 100 mil euros.
Notando que o festival de Espinho é “um grande destino mundial do cinema de animação”, António Santos declara que “o cinema de autor já se habituou a encontrar no Cinanima uma plataforma de afirmação para as suas obras”. Citado pela Lusa, realçou ainda que o programa não competitivo tem também o mérito de proporcionar ao público em geral “a única oportunidade do ano para aceder a uma cinematografia que não está disponível em mais lado nenhum”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt