Nos últimos meses ocorreram três acidentes nas operações ferroviárias no porto de Aveiro que resultaram em ferimentos graves em pelo menos dois trabalhadores, a Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda acusa Governo e CP Carga não protegem os trabalhadores.
O deputado do bloco, Pedro Filipe Soares, questionou o Ministério da Economia e do Emprego, sobre as medidas para prevenir e impedir novos acidentes.
Dizem os bloquistas em comunicado que O Ministério respondeu que a “empresa reuniu com as hierarquias que enquadram os trabalhadores na operação, com o objetivo de sensibilizar para os riscos associados às operações de manobra, e para a utilização de equipamentos de proteção individual”.
A resposta não agradou aos deputados do BE que consideram "lamentável" a conduta do Ministério e da CP Carga que “se recusam a adotar medidas e mecanismos de proteção dos trabalhadores”, vão mais longe e afirmam que “quem tem responsabilidade sobre a segurança laboral lava as mãos e culpa as vitimas”.
O BE exige que a CP Carga e o governo "assumam as suas responsabilidades e que efetuem as alterações e as medidas necessárias para proteger quem trabalha, assim como forneçam o necessário material de segurança aos trabalhadores". Diário de Aveiro |