As celebrações dos 125 anos da Estação Vitivinícola da Bairrada arrancam no dia 8 de Novembro com uma visita às instalações da Estação Vitivinícola da Bairrada por parte das entidades oficiais e descerramento da placa evocativa.
Segue-se, às 10h45, a apresentação do Espumante Bairrada (homenagem a Tavares da Silva) e Tinto Bairrada (Magnum), comemorativos dos 125 anos da EVB.
É dia para a inauguração da Exposição dedicada aos 125 anos da EVB, às 11h30, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, e para a visita à Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada.
Durante a tarde haverá jornadas técnicas sobre “a viticultura na Bairrada” num encontro que decorre no Cineteatro de Anadia.
No dia 9 a manhã será dedicada à enologia com encontro sobre espumantes e visita técnica à tarde. Neste encontro há especialistas internacionais entre os convidados.
As exposições “125 anos da Estação Vitivinícola da Bairrada”, “A Mulher Através da Cultura do Vinho”, “125 Rótulos Históricos da Bairrada”, “Coleção Montezuma de Carvalho” e a exposição de garrafas históricas da Bairrada prometem ser alguns dos momentos altos do programa apresentado ontem.
A Estação Vitivinícola da Bairrada é uma instituição integrada na Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, localizada em Anadia, no coração da Região Demarcada da Bairrada e que foi criada em 30 de Junho de 1887, sob a designação de Escola Prática de Viticultura e Pomologia da Bairrada.
Desde o seu início desenvolveu atividades ligadas à aprendizagem e à experimentação, para as quais dispôs de construções vocacionadas para o ensino agrícola, teórico e prático, bem como campos de vinha num conjunto de cerca de 30 hectares que, com diversas obras de adaptação, se mantiveram até aos dias de hoje.
Nas décadas de 30 a 50, esta instituição tornou-se no principal pólo de estudos vitícolas do país. Hoje, a Estação Vitivinícola da Bairrada conta uma adega moderna, bem como instalações laboratoriais equipadas com equipamentos de vanguarda, capazes de assegurar a prestação de serviços qualificados aos agentes económicos, encontrando-se para tal devidamente certificada.
Igualmente sedeado na EVB, funciona a Estação de Avisos da Bairrada, criada em 1970 e que presta um valioso serviço de prospeção, no domínio da patologia da videira e de assistência técnica, através da emissão de avisos e recomendações quanto a métodos adequados de prevenção e de tratamento, cobrindo atualmente os distritos de Aveiro e Coimbra.
No espaço físico desta instituição funciona também a Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada, criada em 1991, fruto de uma parceria entre o então Ministério da Agricultura, Escola Secundária de Anadia e Comissão Vitivinícola da Bairrada. Diário de Aveiro |