Aveiro integra uma rede de cidades europeias para a criação artística. Promove, junto dos jovens, um concurso para apurar trabalhos candidatos a uma exposição que vai reunir os melhores artistas entre os 14 municípios que integram este circuito. Trata-se de um projeto de cooperação cultural.
É, para já, a única participante portuguesa na rede de cidades europeias para a criação artística. A autarquia desafia os jovens artistas locais a concorrerem para a seleção do representante na grande exposição itinerante que anualmente junta os melhores trabalhos dos 14 municípios associados.
“Não são só os criadores nas artes visuais mas também nas novas tendências e novas linguagens. É preciso depois criar a materialização para ser alvo de itinerância”, explica a vereadora do pelouro de cultura, Maria da Luz Nolasco (na foto).
A exposição, em 2013, passa por Espanha, Áustria e Roménia. Em 2014, Aveiro é uma das paragens. A rede para a criação artística é um projeto de cooperação cultural apoiada financeiramente pela União Europeia.
Aveiro como cidade membro tem, igualmente, de organizar várias atividades locais, como o dia da criatividade, que será a 21 de Março.
“As escolas serão um dos público alvo. Envolver escolas e trazer à rua um bicho animal artístico”.
Aveiro poderá vir também a promover intercâmbios com outras cidades associadas, nomeadamente para intercâmbios. Diário de Aveiro |