“QUEREMOS SER UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA”

Quais as novidades deste ano lectivo na Escola de Formação Profissional de Turismo (EFTA)?
Temos os mesmos cursos que no ano lectivo anterior, mas com mais turmas. Continuamos com os cursos de técnicos de turismo, de recepção, de cozinha e de restaurante/bar, mas temos mais turmas do que no ano passado – tínhamos nove e este ano são 11.

Quantos alunos têm inscritos no total?
Cerca de 250 alunos.

Como tem sido a procura dos jovens em relação aos cursos que leccionam?
Felizmente, desde que a escola abriu, temos tido sempre uma boa procura, que, aliás, excede a nossa oferta e preenche as nossas turmas.

A área do turismo é aliciante para os jovens de hoje em dia?
É uma área interessante e aliciante, que penso que os jovens gostam. Além disso, os cursos que temos são interessantes, porque têm uma componente prática muito forte.

Qual o curso com mais procura?
É sempre o de cozinha e de restaurante/bar.

Cozinha é um curso que está na moda?
É um curso que está moda e é natural que todos os alunos queiram ser chefes de cozinha e procurem muito esse curso. Além disso, é o curso que tem melhores saídas a nível profissional.

Os programas de televisão sobre cozinha também acabam por impulsionar essa tendência…
São motivados pelos programas de televisão e pelos grandes chefes nacionais e internacionais. São sempre cursos muito procurados.

Poderão sair daqui grandes chefes de cozinha?
Não tenho dúvidas que vão sair daqui bons profissionais na área da cozinha. A turma de cozinha do 12.o ano já ganhou dois prémios brilhantes com o trabalho desenvolvido pelos alunos. Não tenho dúvidas que esta turma vai colocar no mercado bons profissionais, até porque já tem uma experiência boa com a participação em estágios e em concursos.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt